Fruticultura > Maracujá

O cultivo de maracujá, recentemente despertou interesse nos produtores da região de Perdizes-MG, sobretudo devido ao elevado interesse mercadológico de um grande player brasileiro do setor de sucos engarrafados, a Maguary. A empresa, instalada nas proximidades da região (Araguari-MG), impõe forte demanda pela fruta de Maracujá, tendo inclusive desenvolvido variações genéticas próprias da fruta.

A empresa cresceu muito recentemente, interna e externamente, ampliou mercados e ainda enfrentou quebra de safra em grande parte dos fornecedores do produto, devido à infecção de um vírus (“pulgão”) que diminuiu drasticamente a oferta do produto e mantém os preços em patamares atrativos.

Aproveitando essa “onda” e as facilidades de escoamento da produção, a propriedade, no ano de 2010, iniciou o cultivo da fruta. Valendo-se da área do limão, e inclusive dos próprios pés de limão como “estacas”, foi plantado cerca de 1.530 pés em uma área de 5,8 ha (o baixo índice de mudas por ha é devido a estrutura de plantio dos pés de limão, intercalados).

O ano de 2011/12 promete uma colheita de aproximadamente 91.837 kg (produtividade de aproximadamente 46 t/ha/ano).

      Fruticultura > Limão

A propriedade conta com 7 ha de área plantada, com aproximadamente 1.800 pés de limão da espécie Thaiti, que foram plantados em 2005, com sistema de irrigação por gotejamento implantado.

Ainda é possível explorar essa cultura devido ao bom estado e maturidade dos pés, entretanto optou-se por utilizá-los como estacas para o crescimento de mudas de maracujá (atividade experimental), que até o momento superou nossas expectativas, visto que estamos conseguindo explorar em uma mesma área, ambas as culturas. A propriedade tem capacidade para fornecer 300 kg ao mês, durante todo o ano, graças ao sistema de irrigação por gotejamento.




Comerciante: caso tenha um mercado ou hortifruti próximo a Perdizes-MG e região e gostaria de contar conosco em um sistema de parceria para fornecimento de Limão e/ou Maracujá, teremos o maior prazer em lhe atender, por favor contate-nos!