A Fazenda > Região

A Fazenda Roda d'Água está localizada na mesoregião do Alto Paranaíba, uma das dez regiões de planejamento do Estado de Minas Gerais. Pertence, juntamente com o Triângulo Mineiro, à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: formada pela união de 66 municípios e localizada na região oeste de Minas Gerais. Conta com 2.168.849 habitantes, bem como uma área de 90.545 km², equivalente a 15,4% do território mineiro.

Em comparação com as demais mesorregiões do estado, dispõe do terceiro maior contingente populacional e da segunda maior área. Segunda maior economia do estado (atrás da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte), participando com 16,57% do PIB estadual e com 1,74% do PIB nacional, tendo portanto, forte influência estadual. O PIB per capita é de 20.035,00 reais (1º lugar de Minas Gerais).

Selo de autencidade - Indicador geográfico.

A propriedade está localizada no Cerrado Mineiro, reconhecido por ser a primeira região produtora de café demarcado no Brasil, recebendo a indicação geográfica "Região do Cerrado Mineiro", abrangendo 55 municípios, que apresentam padrão edafoclimático uniforme e possibilitando a produção de cafés de alta qualidade.


    Principais Características da Região

  • Origem: O povoamento da região teve início no século XVIII com os bandeirantes em busca de diamantes e pedras preciosas.
  • Cidades de destaque ao redor: Araxá, Patrocínio, Perdizes, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberaba, Araguari e Uberlândia.
  • Turismo: Destaca-se pelas belíssimas cidades turísticas que compõem o Circuito da Canastra, sobretudo no município de Araxá.
  • Economia: As principais atividades econômicas são a agropecuária e a extração mineral, sobretudo nos municípios de Araxá, Patos de Minas e Patrocínio, respectivamente. As principais culturas plantadas são o café, a soja e o milho . O cultivo de alho e cenoura é bastante forte também, em cidades como São Gotardo e Rio Paranaíba. A industrialização é crescente, principalmente a produção de embalagens e telhas. A indústria de laticínios e fertilizantes também merece destaque.
  • Clima: Seu clima é tropical e tropical de altitude, com estações bem definidas e temperaturas que variam entre 23ºC e 28ºC no verão e 16ºC e 21ºC no inverno.
  • Relevo: Seu relevo tem trechos aplainados e ondulados, com serras ao sul. É nessa região que nasce o rio Paranaíba.
  • Vegetação: predomina o Cerrado cujas estações seca e chuvosa são bem definidas e a vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores.
  • Fauna: Possui importantes espécies da como tamanduá, tatu, anta, jibóia, cascavel e o cachorro-do-mato. Algumas delas estão ameaçadas de extinção, como é o caso do lobo-guará, do veado-campeiro e do pato-mergulhão.

    Curiosidades da Região