Cafeicultura > Informações

A propriedade conta com 88,65 ha de área plantada, contendo aproximadamente 334 mil pés de café, das seguintes espécies Catuaí, Mundo Novo, Topázio e IBC-12 que estão divididos em 6 lavouras, plantadas entre 1997 e 2012.

 

A partir de 2010 a fazenda iniciou um longo e contínuo processo de melhoria da qualidade dos cafés produzidos, da padronização dos processos ao longo do ciclo de produção ao registro de todas as operações e atividades relacionadas à produção de cafés especiais.


São características dos cafés da fazenda Roda d'Água:

Aroma: Intenso, com notas variando de caramelo a nozes;
Acidez: Delicadamente cítrica;
Corpo: Moderado a encorpado;
Sabor: Adocicado com aspecto de chocolate;
Finalização: Longa duração.

 

O resultado de todas as medidas implementadas resultou, em outobro/2013, na renovação do respeitado certificado UTZ de qualidade pelo terceiro ano consecutivo. A propriedade têm sido auditada anualmente pela certificadora Instituto Genesis - IGCert Certificadora.



Certificado de Qualidade Utz Certified é uma das maiores certificações do mundo para a produção e o comercilização de cafés responsáveis, assegurando a gestão eficiente de propriedades agrícolas e a obediência de critérios sociais e ambientais na produção de café. O programa oferece segurança para toda a cadeia do café e possui um sistema de rastreabilidade online denominado "Rastrear-e-Relatar" que rastreia o café certificado ao longo de toda a cadeia, do produtor ao torrefador, permitindo assim que os compradores e consumidores finais conheçam a real origem do café. As exigências do Código de Conduta Utz Certified asseguram que o café certificado não se misture com café não-certificado e supre a exigência dos consumidores mais rigorosos, pois atende às legislações alimentares da Europa, Estados Unidos e Japão, além de ter um rigoroso sistema de verificação dos processos de colheita e pós-colheita do café, tais como higienização de equipamentos, secagem, benefício e armazenamento do café.

 

   Rastreabilidade

Além da certificação UTZ, a propriedade participa do programa Nucoffee uma iniciativa da Syngenta que fortalece a conexão entre produtores e torrefadores e estimula ainda mais a produção de cafés especiais.

Através da plataforma online WEBMAP, disponibilizamos uma série de informações sobre o nosso modo de produção de cafés especiais, com total transparência quanto a conduta e ao compromisso com a qualidade, sendo possível obter informações que vão da segurança do alimento, ao mapa e segmentação do parque cafeeiro da propriedade. Se não tiver um número de um lote específico, clique em 'Mapa do local'.

 

Nucoffe