Bovinocultura > Características

A propriedade conta com 243,89 ha (46,6%) de pastagens, que estão atualmente divididas em 13 pastos, os quais mantêm uma engorda simultânea de aproximadamente 450 cabeças de gado.

 

Desde o início a propriedade dedicou parte da produção à criação de gado.

 

O gado da fazenda é em sua maioria da raça nelore, contendo também animais de cruzamento entre raças Zebuínas x Européias.

 

Dando seguimento a um projeto de agricultura de precisão, com a maximização da qualidade X retorno por área, reformamos um pasto o em 2010 (gradagens, calcário e fosfato) e pretendemos implantar um manejo estratégico, com a implantação de pequenos piquetes, garantindo assim um maior aproveitamento das forrageiras, maior giro (rotação de pastagens) e controle sobre os animais.

 

Pastos extensos, comportam em média 2 cabeças por hectare, enquanto que, pelo sistema de rotação de pastagens, na mesma área podem ser colocadas 8 animais. Além disso, o rendimento de carne é maior do que quando eles pastam em áreas maiores.

A estratégia adotada é, portanto: não terceirizar, aumentar a capacidade de engorda simultânea e trabalhar no limite da capacidade máxima da propriedade (agricultura de precisão).